15 de out. de 2009

Reciclar o lixo - Blog Action Day 2009 - Climate Change



Hoje 15 de outubro é o dia destinado aos “blogueiros” a fazer um post sobre o mesmo assunto: Aquecimento global
Foi sugerido pelo blogactionday que a abordagem se desse dentro do tema do blog com o objetivo de sensibilizar e gerar uma discussão sobre o tema.

Todo mundo está “careca” de saber que o nosso planeta não é mais como era antigamente, tudo passa, tudo muda, e falando especificamente sobre o clima do planeta mudou para bem pior e vai piorar mais se continuarmos inertes. Tá certo que muitas coisas mudaram para melhor, e essa melhora levou a um termo muito comum na vida de todos, a chamada: Praticidade

Hoje consigo fazer inúmeras coisas sem sair de casa levado por esta praticidade do dia a dia. Através da internet pago minhas contas, compro meus bilhetes de shows, compro minha comida, procuro qual a programação da TV paga do fim de semana, e até coloco alguns posts aqui no blog de vez em quando. É muito tempo dentro de casa! Tá certo que procuro sair com meus filhos e minha esposa, mas a maioria das pessoas estão passando mais tempo em suas casas devido a comodidade, medo da violência, custos, e tudo isso leva a gerar um amontoado de lixo em casa. E quem é que separa o lixo em casa?

Poucas pessoas com certeza tem esse hábito de separar o lixo para reciclagem, principalmente o lixo gerado por restos de alimento. Creio que isso se dá devido a algumas variáveis como no prédio onde moro não há lugar para se jogar este tipo de lixo, não sei onde levar meu lixo (acesse aqui e saiba) , não sei o que posso reciclar (acesse aqui e saiba)  ou simplesmente é mais prático jogar tudo junto no lixo. Caramba concordo que é bem mais fácil juntar todo o lixo em um único saco plástico e jogar no lixo – pela janela do carro jamais hein!!! - aonde essa praticidade vai nos levar?

Assuntos que abordassem aquecimento global são inúmeros, como a relação de quanto mais gerarmos lixo não reciclado, maior o volume nos pátios de lixões e maior a emissão de gás metano, fora a produção de novos produtos que irá emitir mais gases poluentes. Quanto maior o desequilíbrio no clima na terra pior e mais difícil será para os setores do agronegócio, conseqüentemente maior o custo da nossa comida, e por aí vai.

Enfim, há inúmeros pontos que podemos atuar, mas sejamos coerentes e não hipócritas nós nos acomodamos! Essa maldita praticidade nos mudou, e para pior!
Então façamos o simples, o básico, o que qualquer um pode fazer:

Separe o lixo de sua casa, de seu restaurante, conscientize as pessoas no seu trabalho de como é vital para o planeta uma simples e básica ação como esta.

Faça a sua parte!

Se quiser saber mais como reciclar abaixo segue uma relação de sites sobre o assunto:

http://www.recicloteca.org.br/
http://www.lixo.com.br/
http://www.rotadareciclagem.com.br/
www.estadao.com.br/especiais/cartilha-da-reciclagem,28552.htm


0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite também para sugerir um bom lugar para comer e beber que você não encontrou no blog Onde Comer Agora...